Curso de Visual Thinking


Visual Thinking - Pensamento Visual - Mapa Mental


JÁ IMAGINOU CRIAR INFOGRÁFICOS E MAPAS MENTAIS COM AS PRÓPRIAS MÃOS?

Venha despertar o seu lado criativo e estratégico!


Estruturar ideias no papel deve ser o primeiro passo sempre que você quiser criar algo novo. Seja um negócio, um projeto, uma processo de trabalho, uma viagem ou até para resolver um problema de comunicação. Nada melhor para tentar traduzir tudo o que se passa nas milhares de sinapses em nosso cérebro do que desenhar nossas ideias. Assim conseguimos não somente organizar nossas ações em táticas e estratégia, mas também ter uma visão ampla do que estamos pensando.

Trazer o racional e o emocional para o papel pode amplificar nossa inspiração, com formas e possibilidades que nós nunca perceberíamos sem as técnicas de visual thinking. E essas técnicas se aplicam para diversas áreas, desde estudos, planejamento, estratégia, desenho e vendas.

Neste curso abordaremos técnicas e ferramentas para te ajudar a desenvolver, estruturar e comunicar suas ideias de forma visual. De forma leve e inspiradora abordamos os mapas mentais, facilitação gráfica, técnicas de desenho com diversos exercícios práticos e experimentação. E então? O que está esperando para aprender a usar seus olhos, mãos e mente em conjunto com o pensamento visual?

O pensamento visual, ou “visual thinking” como é conhecido em inglês, serve para ajudar as pessoas a pensarem de forma visual, trazendo para o papel todas suas ideias. Ele não é destinado para um determinado tipo de público, podendo ser utilizado em diversas áreas e situações como planejamento estratégico, trabalhos de graduação / pós-graduação, desenvolvimento de novo produto / serviço ou até mesmo para ações rotineiras do dia a dia.

O QUE VOU APRENDER?



  • Utilizar o pensamento visual (visual thinking) para esclarecer e comunicar ideias de forma criativa e assertiva
  • Visualizar conexões e relações entre temas e assuntos
  • Estruturar projetos pessoais e profissionais
  • Desenhar reuniões visuais e criativas
  • Técnicas de desenho dinâmicos e visuais
  • Utilizar ferramentas como Mind Map, Visual Map e Facilitação Gráfica


PARA QUEM INDICAMOS


A estudantes e profissionais de comunicação, marketing, ou de qualquer outra área, que tenham desejo de aprender a conectar melhor suas ideias e apresentá-las de maneira organizada e visual.

Não é necessária habilidade com desenho. Você aprenderá tudo o que precisa neste curso.

CONTEÚDO



  • O que é o Visual Thinking
  • Correlação com Design Thinking
  • Para que serve o Pensamento Visual?
  • Linguagem Visual
  • Desenho
  • Quais são as etapas do pensamento visual
  • Ferramentas, Exercícios, Materiais
  • Por que usar cores?
  • Mind Map e Visual Map
  • Facilitação Gráfica
  • Exemplo facilitação gráfica
  • Anotações Criativas
  • Galerias de imagens e exemplos

CARGA HORÁRIA


7 horas, sem contar o intervalo de 1 hora para almoço.


INCLUSO NO PACOTE


Certificado, kit básico com material de trabalho e coffee break.

SOBRE AS FACILITADORAS


Luciane Lewis Xerxenevsky

Sócia da VIA MOSAICO: facilitação com arte. (www.viamosaico.com.br). Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS com ênfase em Logística, Bacharel em Administração de Empresas e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRGS). Especialista em inovação e criatividade (FAAP) Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). Em curso, bacharelado em Artes Visuais (UFRGS). Formação em Art Of Hosting (arte de anfitriar conversas significativas e inteligência coletiva dos grupos). Formação em pedagogia 3000 na Bolívia. Fundadora do movimento Põe no Papel desbloqueio da criatividade, fundadora e ativadora da Rede pela Paz: juntos somos mais, um novo mundo é possível e Rede Beija Flor: por uma nova educação para a nova era. Especialista em condução de projetos complexos, visão sistêmica e consultora com mais de 15 anos de experiência em Logística Integrada, artista e inovadora na área de Mapas Visuais. Sede em Porto Alegre.

Thais Reali

Idealizadora das empresas Reali Hub for Innovation (Projetos de Co-criação/Co-Design desde 2003), Me Two (Plataforma voltada para universo dos gêmeos e múltiplos, desde 2018) e do movimento Põe no Papel (Visual Thinking, desde 2013). Inquieta, múltipla e auto-didata. Como formação formal, é administradora de empresas pela UFRGS e pós-graduada em Marketing pela FGV-RS. Especializou-se em Design Thinking, Service Design e Visual Thinking, Gestão da Inovação e AOH (Arte de anfitriar conversas significativas e inteligência coletiva dos grupos). Realizou imersões em diversas feiras e eventos internacionais como NRF (Varejo), CES (Consumer Eletronic Show) e Silicon Valley. Ministra aulas na ESPM-RS, PUC-RS & Descola (plataforma de cursos ligados a inovação. Apaixonou-se pelo Visual Thinking e vive ele desde 2013 como cultura, método e ferramentas.

ORGANIZAÇÃO


Mazáaa!
Escola de comunicação, criatividade e negócios

INSCREVA-SE AQUI