Curso de Cerimonial e Eventos


Cerimonial, protocolo, etiqueta em Caxias do Sul


CURSO


A proposta visa instrumentalizar os participantes na leitura e interpretação dos níveis hierárquicos de cada contexto. Busca, também, mostrar a importância e os significados dos rituais e como eles se estabelecem nas relações de poder. O formato apresentado visa proporcionar conhecimento, aprendizado e técnicas de trabalho.

OBJETIVOS


Geral

Fornecer aos participantes, em linguagem simples, didática e, através de exemplos, formas de domínio da lei e dos critérios que visam a elaboração de protocolos e a execução das atividades do cerimonial.

Específicos

- Entender as leis que regem os protocolos federal e estadual;

- Compreender as formas de uso de critérios que alicerçam o uso das legislações; - Apresentar o impacto do cerimonial na imagem institucional, abordando questões relativas a cerimonial, protocolo e comunicação; - Fornecer meios e formas de elaborar protocolos voltados a preservação da legislação e, ao mesmo tempo, preservar a cultura local.


PÚBLICO-ALVO


Estudantes, coordenadores e assessores de cerimonial, coordenadores de comunicação, profissionais da área de RH, profissionais de relações públicas, jornalismo, turismo e marketing.

CONTEÚDO


- Definições: cerimonial, protocolo e etiqueta;

- Legislação: principais tópicos;

- A importância do cerimonial nas organizações modernas;

- Cerimonial Público X Precedência;

- Símbolos nacionais: usos e mitos;

- Precedência entre autoridades e organização de pronunciamentos;

- Organização de mesas diretivas;

- Quebra de protocolo;

- Apresentações profissionais e de autoridades.

METODOLOGIA


Exposição teórica com discussões voltadas a estudo de casos. Exibição de vídeos e slides para facilitar a fiação do conteúdo. Exercícios práticos.

INSTRUTORA


Maria Lúcia Bettega

Doutora em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Famecos (PUC/RS). Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pós-Graduada em Sociologia do Trabalho e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas também pela UCS.

Atuou nas Organizações Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e na assessoria de comunicação da UCS, onde também foi professora do Departamento de Comunicação, de março de 1997 a março de 2015. Lecionou em disciplinas tais como: Cerimonial, Protocolo e Etiqueta para os cursos de Relações Públicas, Secretário Executivo e Administração de Empresas. Dicção e oratória para o curso de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Gestão de Pessoas. Trabalhou, também, a disciplina de Técnicas Comunicacionais para o curso de fisioterapia. E, ainda, as disciplinas de Assessoria em Comunicação, Legislação e Ética, Introdução às Relações Públicas, Português RP II, Português RP I, Teoria e Prática de Eventos.

Foi professora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão do Cerimonial e, em Cultura Organizacional e Comunicação com o Mercado. Orientadora de TCCs do Curso de Espiritualidade no Mundo do Trabalho (UCS) e da Especialização em EAD na Gestão de Eventos e Cerimonial da Universidade Nove de Julho - (Uninove - SP).

Orientadora de TCCs dos cursos de Graduação em Relações Públicas e Jornalismo da UCS. Idealizadora, organizadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação, em nível de especialização em Gestão do Cerimonial. Também idealizadora e organizadora do MBA em Cultura Organizacional e Comunicação com o Mercado: Estratégias de ação. E, coautora da Especialização em Especialização em Espiritualidade no Trabalho: organizações humanizadas e ecoengajadas, curso que tem como autor o professor Jaime Bettega.

CARGA HORÁRIA


12 horas, com certificado e coffe break


ORGANIZAÇÃO


Mazáaa!
Escola de comunicação, criatividade e negócios de Caxias do Sul, RS

PARA QUEM É ESSE CURSO?


Para estudantes e recém graduados. Para profissionais atuantes, mas com conhecimento básico ou intermediário sobre as práticas mais adequadas em termos de cerimonial público e/ou privado. A todos os profissionais que queiram dominar a arte de realizar um cerimonial com maestria, adquirindo mais autoridade e confiança na atividade.

PARA QUEM NÃO É ESSE CURSO?


Profissionais experientes, que já atuam na área de cerimonial, tanto na esfera pública quanto privada.

INSCREVA-SE AQUI