Qual a diferença entre assunto, tema e título?

Mazáaa! monografias e TCC

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir.

Assunto


Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema.

Exemplos de assunto

Eventos
Educação
Comunicação
Tecnologia
Redes Sociais

Tema


Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo.

Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre qual viés da "educação" vocês falariam afinal. Até para que a conversa não se torne algo sem sentido ou conclusão.

Para criar um tema em uma monografia, você poderia juntar:

"Educação" + "Uma Variável" + "O Seu Curso"

Isso daria uma boa perspectiva para pesquisar e para aprofundar a argumentação.

Além disso, é possível delimitar o tema ao descrever itens como:

• Principal área do conhecimento relacionada ao tema (audiovisual, relações públicas, jornalismo, publicidade etc)

• Espaço geográfico e/ou abrangência do trabalho (Brasil, Curitiba, Serra Gaúcha, escola, bairro etc.)

• Período de contexto do trabalho (Século XXI, 2016, Anos 80 etc.)

Exemplos de tema:

Relações públicas e a organização de eventos corporativos no Rio Grande do Sul

Jornalismo impresso como mecanismo de educação em escolas paulistas de Ensino Médio

Propaganda e os novos formatos de anúncios criados a partir do século XXI

Título


O título é o mais simples de todos. Ele serve como uma referência ao conteúdo e ao tema propostos. É através do título que você chama a atenção do leitor ou do espectador para um determinado conteúdo. Por isso, o título precisa ser breve e atrativo, reforçando a ideia principal do trabalho.

Em trabalhos científicos como monografias e artigos, o título pode ser o próprio tema criado para a pesquisa. Essa é uma decisão bastante particular.

Para encerrar este artigo, vale lembrar que todo texto precisa ser desenvolvido dentro de um contexto pré-definido. Isso garante melhor compreensão por parte do leitor e amplia a relevância e significação do material.