Qual a diferença entre jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas?

Mazáaa! comunicação

Embora Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas sejam áreas muito próximas, ainda assim, existem diferenças fundamentais em suas concepções. Entenda de forma simples e prática quais são essas diferenças.

Antes mesmo de entrarmos em questões pontuais sobre cada área, precisamos apontar algumas observações que dizem respeito ao mercado de comunicação em geral.

A maioria das pessoas e dos empresários ainda desconhece as atividades atribuídas ao jornalismo, à publicidade e às relações públicas. É como se tudo fizesse parte de um conjunto único, ora chamado de comunicação, ora chamado de marketing. E do ponto de vista mercadológico, essa percepção não parece lá tão errada assim. É bastante compreensível inclusive. Afinal, todas as áreas são abraçadas pelo departamento de marketing nas organizações, que é onde as estratégias de mercado são elaboradas.

De qualquer modo, ter clareza sobre as devidas aplicações de cada área da comunicação social pode resultar em estratégias mais eficientes e rentáveis para marcas e negócios.

De fato, pode-se dizer que jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas são áreas irmãs, que têm a comunicação como seu principal instrumento de trabalho. Por isso, as três áreas são confundidas com frequência. No entanto, cada habilitação possui o seu propósito e faz uso de técnicas específicas, seja em benefício da ciência ou do mercado profissional.

Tanto jornalistas, como publicitários ou relações-públicas podem atuar dentro de organizações, agências, consultorias e por conta própria. Ainda que a referência que se tenha seja: jornalistas em empresas de mídia, publicitários em agências e relações-públicas em organizações. Na prática, cabe a cada profissional definir o formato de trabalho mais adequado para si e às empresas escolherem o perfil de profissional mais indicado para alcançar os seus objetivos. Ter capacidade para abraçar as três áreas então se torna um diferencial competitivo.

Vejamos agora as principais diferenças entre as três áreas.

Jornalismo


O jornalismo tem como função informar as pessoas sobre fatos relevantes e de interesse público. Para tanto, utiliza-se da mídia (revista, rádio, TV, jornal, internet entre outros meios) como estratégia para alcançar o público desejado e para dar visibilidade à informação.

Ao jornalista cabe a tarefa de apurar e compreender os fatos e transformá-los em informação pública, numa linguagem clara e compreensível pelo público. Por vezes o jornalista assume uma postura crítica no intuito de provocar a reflexão em quem recebe a informação.

Publicidade e Propaganda


A principal função da publicidade e da propaganda é dar visibilidade a marcas, produtos, serviços e ideologias através de campanhas de comunicação persuasiva. As técnicas empregadas na publicidade e na propaganda têm como objetivo influenciar a construção de conceitos na mente das pessoas, chamando a atenção delas para algo e direcionando o seu comportamento.

O publicitário possui conhecimento sobre maneiras de tornar uma informação mais atraente e expressiva para o público-alvo. Ao desenvolver uma estratégia de comunicação de marca, o profissional passa por etapas como a pesquisa, o planejamento, a criação, a editoração, a distribuição/execução e o gerenciamento de campanha.

✅ Leia também: Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Relações Públicas


Relações públicas é a prática de gestão da comunicação, com atenção a todos os públicos que têm ou podem vir a ter relacionamento com a organização (marca, entidade, empresa, figura pública). É a área da comunicação que está mais próxima da administração e do marketing devido ao seu caráter organizacional e estratégico.

O profissional de relações públicas é aquele que planeja, desenvolve e executa estratégias, programas e ações de comunicação voltadas ao fortalecimento das relações de maneira ampla. É o profissional que está atento às questões ligadas à imagem e à reputação do cliente perante a opinião pública.