6 Habilidades Indispensáveis para um RP



Com as constantes evoluções tecnológicas e o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação, fica claro a importância de se debater o novo perfil dos profissionais que irão compor esse mercado revolucionário. Nesse sentido, Guilherme Alf, o fundador do blog “Todo mundo precisa de um RP”, trouxe o debate sobre as novas habilidades indispensáveis para um profissional de Relações Públicas, num evento produzido pelo Diretório Acadêmico de Relações Públicas, do Centro Universitário da Serra Gaúcha.

Mercado, empreendedorismo, carreira e as habilidades que transformam. Essas foram as pautas que Alf debateu por mais de uma hora, levantando a pergunta: empreender ou buscar trabalhar no mercado? Com isso, Alf trouxe um panorama de cada uma das escolhas, com seus prós e contras.

Tudo isso aliado a sua experiência nas duas frentes de trabalho! Guilherme ainda trouxe e explanou 6 habilidades indispensáveis para um RP, de acordo com o que o mercado está pedindo e necessitando. Então, abaixo, veja as 6 habilidades:

Saber contar histórias
Saber contar histórias não é algo novo, sempre contamos histórias, seja com humor, com drama ou com a figura emblemática do herói. Mas, essa habilidade, misturada com as tecnologias atuais se tornam uma arma para trabalhar engajamento e desenvolver uma aproximação com as marcas.
As storytellings são formas de comunicação que despertam a curiosidade no público de uma forma relevante e estreita as relações entre as duas partes: público e empresa.

Capacidade de planejar
Saber planejar não é tarefa fácil, mas sim, indispensável para um bom trabalho comunicacional, em qualquer frente, seja Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Design, entendendo que planejar não custa caro e economiza tempo, o que pode ser um diferencial para o profissional.
Acho engraçado que, em algumas empresas, não há tempo para planejar, mas há tempo para retrabalho!

É nesse sentido que, na visão de Guilherme, essa capacidade de planejar pode ser um diferencial significativo para o profissional de RP.

Gerenciar problemas e crises
Com os novos modelos e ferramentas comunicacionais usados hoje, como as redes sociais, fica claro a importância de saber gerenciar as exposições negativas. Assim, cabe ao profissional manter a calma e usar da melhor maneira possível sua expertise para solucionar a questão.
“Resolução é maior que retratação”, afirmou Alf, sobre a objetividade de resolução de um problema ou crise.

Saber usar dados
Dados são a base de uma comunicação assertiva e direcionada para o público certo. Em quase todas as novas ferramentas comunicacionais como Facebook, Instagram, Linkedin e blogs, existem relatórios que trazem dados muito simples de usar e de ler.
Saber lidar com esses dados, interpretar e tomar a decisão mais correta, faz parte de um novo desenvolvimento que os profissionais devem ter.

Ser inovador
Mais do que nunca, essa característica se torna indispensável para qualquer profissional de comunicação. Ser inovador em aspectos como, comunicação ou tecnologias podem fazer um profissional se destacar.

Capacidade de ler cenários
Controlar cenário se torna um diferencial, pois quem consegue enxergar o macrocenário, pode ter mais sucesso dentro da comunicação. Alf afirma que: “o profissional que consegue ter uma visão mais ampla de situações, como crises, problemas e oportunidades tem grandes chances de se destacar no mercado”.