Vagas para freelancer? Conheça sites como Workana e 99freelas

Vagas para freelancer? Conheça sites como Workana e 99freelas e consiga rapidinho seus primeiros jobs

A oportunidade de trabalho como freelancer não é novidade para grande parte dos profissionais de comunicação, design, marketing e TI. Conquistar autonomia e liberdade de horários é o sonho que leva muitos profissionais a empreender por conta própria. Mas conseguir os primeiros clientes para estampar o portfólio, talvez, seja uma das tarefas mais difíceis na vida de um freela. Porque, afinal, experiência e reputação são divisores de águas nos dias de hoje.

Mas calma lá! Para tudo existe uma solução (e caso não exista, bora lá criar uma!).

Existem sites especializados dispostos a facilitar essa procura por jobs e intermediar a contratação de serviços entre freelancers e empresas, e que funcionam quase como uma rede social. Através de um cadastro simples, o profissional freelancer informa seus dados de contato, habilidades, serviços prestados e, em algumas plataformas, o seu próprio portfólio. Por outro lado, empresas e profissionais independentes se cadastram na plataforma e disponibilizam informações sobre projetos ou vagas de emprego. É importante mencionar que cada plataforma possui características e ferramentas exclusivas. Geralmente, é possível realizar o envio de propostas, trocar mensagens privadas para solicitar mais informações sobre projetos e serviços, disponibilizar ou contratar trabalhos, receber e realizar pagamentos, entre outras funções, tudo de maneira facilitada e com bastante segurança, por um preço acessível.

Para facilitar sua vida, listamos aqui os cinco sites mais procurados pelos freelancers de todo o Brasil. Essas plataformas são utilizadas por milhares de web designers, designers gráficos, diagramadores, social medias, videomakers, assessores de imprensa, criadores de conteúdo e outros tantos profissionais autônomos. Conheça!

1. Workana

Workana freelancer e designer

O site mais procurado por freelancers da América Latina, e um dos maiores também, com mais de 500 mil profissionais independentes cadastrados em seu banco de dados, desde países como Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, México, Venezuela, Paraguai e Honduras. As principais categorias profissionais em destaque no Workana são: desenvolvimento web e mobile, TI e programação, web design e design gráfico, tradução e criação de conteúdo, marketing e vendas, finanças e administração. A plataforma oferece uma estrutura robusta e bastante intuitiva, além de parcerias internacionais com empresas de recrutamento e seleção. Vale a pena conferir e testar. Plataforma paga, com três planos diferentes de cadastro.

2. 99freelas

99freelas designers e freelancers

O 99freelas é um site brasileiro criado para ajudar profissionais autônomos na procura de projetos para oferecer seus serviços. Dentre as categorias profissionais sugeridas pela plataforma estão advogados e leis, design e criação, engenharia e arquitetura, escrita e tradução, fotografia e audiovisual, serviços empresariais, suporte administrativo, vendas e marketing, web e desenvolvimento. A plataforma disponibiliza cadastro gratuito. É cobrada uma taxa de comissionamento de 10% do valor do projeto somente no ato da contratação de trabalhos. Também é possível aumentar a exposição de currículo e projetos através da contratação do plano de premium dentro da plataforma.

3. GetNinjas

GetNinjas freelancers e designers

O GetNinjas é uma plataforma mais abrangente, que atrai pessoas de diferentes segmentos de mercado, e não apenas profissionais de criação e tecnologia. No site, os serviços autônomos estão agrupados em categorias como: assistência técnica, aulas e cursos, área automotiva, consultoria, design e tecnologia, eventos, moda e beleza, reformas, saúde e serviços domésticos. Quando a empresa (cliente) cadastra um projeto, o próprio sistema do site faz uma busca e indica até cinco profissionais, com base no histórico de reputação e recomendações deles. É possível, também, criar uma página profissional personalizada, com foto, portfólio e outras configurações, tudo para contar pontos na hora de fechar um trabalho.

4. Trampos.co

Trampos freelancers e designers

Essa é uma plataforma exclusiva para freelancers focados em design e diversos serviços de comunicação. Não se restringe apenas a jobs para freelancers ou trabalhos em modelo home office, mas também para quem está afim de um emprego de carteira assinada. Atualmente, o site oferece também cursos on-line de aperfeiçoamento através da plataforma Trampos Academy. Vale conferir as soluções.

5. We Do Logos

We Do Logos freelancers e designers

Uma das plataformas mais antigas e conhecidas do mercado brasileiro para designers. Criada em 27 de setembro de 2010, a We Do Logos cresceu exponencialmente após a fusão com a concorrente Logovia, em 2015. Diferente das demais plataformas, a We Do Logos é focada em serviços de comunicação visual apenas, facilitando a contratação de trabalhos de criação de logotipos, cartões de visita, folders, flyers, uniformes, cartazes, embalagens, papelaria, fachada, web sites e tudo mais que for relacionado à arte gráfica.

Então? O que achou da lista?

Agora não tem mais desculpa. Basta escolher a plataforma  que te agrada mais, te cadastra e bom trabalho!