A arte do desenho: da expressão à linguagem para interagir com o "outro"



A palavra desenho tem origem no latim, com significado de "marcar, traçar". Ou seja, o ato de desenhar, sempre marcará a sociedade, o momento, a tessitura. O desenho é, até os dias de hoje, considerado a primeira forma de comunicação da sociedade, representado pelas pinturas rupestres nas cavernas na época do nomadismo, em que as pessoas não tinham locais fixos, por isso precisam relatar isso aos outros.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento da escrita, uma das formas de desenho, o ser humano começa a ter novas maneiras de desenhar. A criação de línguas diferenciadas, latim, grego, hebraico facilitou o entendimento e a comunicação. Não somente por isso, mas, a partir desse momento criam-se novas formas de desenho “artístico”. As imagens rupestres passaram a criar mais corpo, mais forma e textura, deixando de serem bidimensionais, pra serem tridimensionais.

Imagens de diferentes épocas, se analisadas, notar-se-á as diferentes transformações ocorridas numa sociedade, num momento histórico e também como essas pessoas irão se expressar para o "Outro". O desenho criou uma gama de diversas técnicas, procedimentos e maneiras de fazer uma obra de arte, e aqui se diz arte pra toda e qualquer intervenção feita pela sociedade, desde rupestre, até grafites e pichações.

Considera-se Leonardo Da Vinci o maior desenhista de todos os tempos, pelos seus projetos, projeções, obras, pinturas, engenhocas e versatilidade de invenções. Ele pintou as mais incríveis obras já vistas e projetou desde pontes até helicópteros (claro, de modo diferenciado do encontrado hoje). O seu magnífico conhecimento sobre todas as situações cotidianas da vida humana, fez com que a data do seu nascimento, 15 de abril de 1452, fosse batizada como o Dia Mundial do Desenhista.


Felipe Zaltron de Sá - Turismo - UCS - Mazáaa!

Autor: Felipe Zaltron de Sá
Colunista colaborativo do Mazáaa!. Estudante de Turismo pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Apaixonado por pesquisa, cidade, cultura, viagens, deslocamento e mudança.