5 ferramentas on-line para aprender inglês e outros idiomas

Mazáaa! como aprender inglês e espanhol

Graças ao avanço da tecnologia e ao desenvolvimento econômico em expansão, a cada dia que passa, culturas e povos, geograficamente distantes, ficam cada vez mais próximos e integrados. Nesse sentido, é inegável a necessidade de domínio em mais de um idioma, seja como preparo para uma viagem e intercâmbios, ou até mesmo para uma possível oferta de emprego fora do país.

Pensando nisso, resolvemos dar uma ajudinha a quem pretenda se aventurar no exterior. Separamos algumas ferramentas que podem ajudar nessa empreitada, unindo a facilidade das novas tecnologias digitais à comodidade do dia a dia e do lar. Veja só.


1. Duolingo

Duolingo Aprenda inglês, espanhol, francês e alemão.


Talvez o aplicativo mais famoso e mais usado para quem busca aperfeiçoar-se em outro idioma. Com algum tempo no mercado já e com uma proposta diferente, o aplicativo desmistifica de forma simples a questão de aprender outro idioma através de um modelo muito próximo a um jogo. O Duo faz com que você aprenda enquanto tenta subir de nível e alcançar amigos e colegas. Você pode personalizar seu perfil, arrecadar moedas a cada conquista e liberar mais estudos a cada nível conquistado.

No ano passado, o Duolingo inovou ainda mais e elevou o nível de competição dentro do aplicativo com a sua mais nova funcionalidade: o Duolingo Clubs, onde o usuário pode criar grupos com seus amigos e familiares para que possam debater tarefas, estudos, compartilhar conquistas e, também, estimular o desenvolvimento colaborativo. E, aquela velha competição, é claro.

Aprenda inglês, espanhol, francês e alemão.


2. Lingvo TV

Lingvo TV aprenda idiomas online

O Lingvo é outra inovação que deixa o processo de aprender mais prático e didático. Para quem curte assistir séries e filmes pela plataforma Netflix ou vídeos de música e outros pelo Youtube, pode aprender um pouco mais com o Lingvo.

Basicamente, o Lingvo é uma extensão do Chrome e aplicativo para celular que serve para sincronizar legendas com a língua em que você quer aprender. Ou seja, enquanto você assiste determinada série, essa extensão faz a tradução para a língua em que você estuda. Tecnicamente, você pode escutar a determinado filme com a tradução no Netflix para português e no seu aplicativo aparecerá toda legenda em inglês. Você também pode buscar significados, destacar frases, tudo isso sem pausar a transmissão do Netflix ou do Youtube.

Aprenda inglês, espanhol e outros idiomas.

3. Bussu

Bussu aprenda um idioma online

Quem não gosta de uma boa rede social? Ainda mais quando o objetivo é aprender outro idioma. Então, o Bussu reúne vários idiomas para aprendizagem e dispõe de muitos jogos, materiais audiovisuais, exercícios e dicas, tudo isso para que qualquer aluno possa encontrar sua melhor maneira para aprender o novo idioma e possa aproveitar a plataforma para fazer amigos e deixar o aprendizado mais agradável.

A plataforma tem um modelo “free” e outro que é pago e já conta com mais 60 milhões de alunos ao redor do mundo. O Bussu possui um aplicativo onde o aluno pode aproveitar para estudar em horários vagos.

Para quem conheceu a findada rede social chamada Livemocha, o Bussu se mostra a mais nova proposta no estilo “rede de aprendizagem global de idiomas”, como foi o Livemocha um dia.

Aprenda inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, chinês (mandarim), japonês, polonês, turco, russo e árabe.


4. Cambridge English 

Cambridge English aprenda inglês online


Se você já está mais evoluído nos estudos do inglês, mas ainda assim comete pequenos erros quando o assunto é a escrita, não tema! Existe uma ferramenta na Universidade de Cambrigde que pode ajudar.

A ferramenta Write and Improve possibilita ao aluno o envio de textos para serem corrigidos no vocabulário e gramática. Cada aluno recebe “feedback” de acordo com o seu nível de instrução no idioma inglês, ou seja, tudo voltado para o aperfeiçoamento dos estudos. E o melhor, tudo isso em questão de segundos. Vale a pena testar.

Aprenda somente inglês.

5. Lingualeo

Lingualeo aprenda inglês online


Com várias propostas e maneiras de estudo, tudo girando ao redor de um jogo divertido e didático, fica mais fácil aprender inglês. Ainda mais se integrar os exercícios às coisas que você mais gosta de fazer, como assistir séries ou até mesmo exercitar o inglês enquanto assiste a um TED. Não é demais? E você ainda pode construir seu próprio dicionário de palavras e adicionar palavras conforme navega na internet com uma extensão do aplicativo.

Aprenda somente inglês.

Então, preparado para evoluir seus conhecimentos em outras línguas? Conheça cada uma das alternativas apresentadas e veja qual ferramenta se encaixa melhor à sua forma de aprender. Todas possuem versão gratuita, com variações para modelos pagos. Divirta-se e aprenda de vez um novo idioma.