Como funciona o Snapchat?

Como funciona o Snapchat

Dicas para iniciantes no Snapchat

O Snapchat é um dos aplicativos (app) de mensagens mais baixados em dispositivos móveis nos últimos tempos, e já possui cerca de 700 milhões de usuários no mundo. O app que rapidamente se transformou no queridinho dos adolescentes, agora, ganha espaço como plataforma estratégica para empresas e até politicos.

Para quem ainda não conhece, o Snapchat foi lançado em 2011 e permite aos usuários adicionar legendas, desenhos e filtros em suas fotos e vídeos. Ao contrário de outros aplicativos de mensagens, nele você pode visualizar cada “snap” por um tempo máximo de 10 segundos e, em seguida, ele é apagado automaticamente. Qualquer coisa compartilhada através do serviço se "autodestrói" horas depois de publicado.

Se você quer se juntar à mania Snapchat, confira só este passo a passo aqui.

1. Faça o “download” do “app” e “login”


O Snapchat pode ser baixado gratuitamente no Android e iOS. Uma vez instalado, abra o aplicativo no seu celular. Você terá a opção de fazer o “login” com uma conta existente ou criar uma nova. Ao criar uma conta nova será solicitado para você inserir o seu endereço de e-mail, senha e aniversário. Após isso, para verificar a sua identidade, o “app” solicita também o número de telefone móvel para enviar o seu código de verificação, que pode ser enviado via SMS ou uma chamada telefônica. Assim que tiver o código, digite no campo "Código de Verificação". Feito isto você estará pronto para o próximo passo.


2. Adicione contatos


Em seguida, você verá a tela "Localizar amigos". Para ajudar você a encontrar amigos,  o Snapchat utiliza os contatos do seu dispositivo. Para permitir o acesso do Snapchat aos seus contatos, toque em "OK" quando a próxima notificação aparece. Outros usuários do “app” que têm o seu número de telefone salvo no celular também poderão encontrá-lo. Você tem a opção de adicionar todos os seus contatos que estão no Snapchat, ou adicionar uma pessoa de cada vez, digitando o nome de usuário na ferramenta de pesquisa na guia "Meus amigos".


3. Ajuste as Configurações 


Tocando no “fantasminha”, na parte superior da tela, você irá para o seu perfil e poderá acessar as configurações do “app”. Ao chegar nessa parte, aproveite para tirar uma foto personalizada. Para acessar as configurações, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito.

Este é o lugar onde você pode atualizar informações pessoais, escolher quem pode lhe enviar “snaps” e ver as suas histórias. Se você prefere, por exemplo, que os seus amigos não o encontrem através do seu número de telefone, toque em "Celular" e desative esse recurso. Ajuste de acordo com as suas preferências, altere as notificações, email, senha e tudo mais.


4. Crie “Snaps”


Quando você acessa o “app”, ele ativa automaticamente a câmera do seu celular.

Para ajustar o foco da câmera, toque em qualquer lugar na tela. No canto superior direito toque no ícone da câmera para mudar de câmera traseira para câmera frontal. No símbolo de um relâmpago, você pode ligar o “flash”.

Para tirar uma foto é bem simples, toque no círculo na parte inferior da tela. Já para gravar um vídeo, segure o botão até finalizar. Lembrando, você pode gravar vídeos de até 10 segundos de duração. Feito isso, você pode adicionar uma legenda, desenhar, adicionar “emojis” ou filtros.



5.  Envie textos, fotos e vídeos


Quando estiver pronto para enviar a sua obra-prima, toque nas setas, no canto inferior direito. Sua lista de contatos será exibida e você pode selecionar para quem deseja enviá-lo, se for enviar somente  para algumas pessoas específicas, ou acrescentar a sua história.

Para iniciar um bate papo no Snapchat, visite a caixa de entrada do aplicativo e selecione o botão ao lado do nome de um amigo. Você poderá enviar fotos, vídeos e até mesmo conversar em tempo real. Uma vez que você sair da tela de bate papo, todas as mensagens que você trocou serão apagadas. Se você quiser salvar a sua mensagem, você pode tirar “screenshots” ou salvá-la. Quando tocar na mensagem, a fonte mudará e ganhará destaque na cor cinza, o que significa que você salvou a conversa com sucesso.

Tudo bem simples assim.





Autora: Thaise Saeter
CEO da Jornalística. É especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM-Sul e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá. Natural de Rio Grande (RS).