14 filmes sobre mídia e jornalismo que todo comunicador precisa conhecer

Mazáaa! comunicação

Como funcionam as empresas de mídia? Como as notícias são tratadas e transmitidas? O que pode existir por detrás das informações? As notícias vêm em formato de informação ou de persuasão? Estas são algumas das perguntas deixadas para reflexão a partir da experiência de assistir a essas produções.

14 produções incríveis que marcaram época. Filmes que retratam a postura ética (ou nem tão ética assim) por detrás das empresas de mídia. O uso do poder simbólico, a relação íntima com o espectador e as contribuições do jornalismo em momentos reais da nossa história.

Prepare a pipoca e boa sessão.

Começamos com “The Post: A Guerra Secreta”, baseado em fatos reais.


1. The Post: A Guerra Secreta (2018)




Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

Título original: The Post
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Steven Spielberg
Com:  Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson e outros.
Duração: 1h57min

Assista também "Todos os Homens do Presidente", filme que está nessa mesma lista e se relaciona com narrativa de "The Post".


2. Spotlight: Segredos Revelados (2016)


Spotlight: Segredos Revelados (2016)

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Vencedor de dois Oscars em 2016, por melhor filme e roteiro original.

Título original: Spotlight
Gênero: Drama, Thriller
Direção: Tom McCarthy
Com: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams entre outros.
Duração: 2h8min

3. Chatô, o Rei do Brasil (2015)




O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado 'O Julgamento do Século', realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti), que teve início ainda antes dele se tornar presidente.

Título original: Chatô, o Rei do Brasil
Gênero: Drama , Biografia
Direção: Guilherme Fontes
Com: Marco Ricca, Andréa Beltrão, Paulo Betti entre outros.
Duração: 1h42min

4. O Abutre (2014)




Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Título original: Nightcrawler
Gênero: Suspense , Drama
Direção: Dan Gilroy
Com: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed entre outros.
Duração: 1h57min

Inclusive, já falamos sobre esse filme aqui, no blog.

Leia o artigo sobre o filme “O Abutre”.

5. Boa Noite e Boa Sorte (2006)




Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Título original: Good Night, and Good Luck.
Gênero: Drama , Histórico
Direção: George Clooney
Com: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr. entre outros.
Duração: 1h33min

6. O Preço de uma Verdade (2003)




Stephen Glass (Hayden Christensen) é um jornalista que consegue entrar para a equipe principal do jornal ‘The New Republic’, de Washington. Entretanto, dos anos em que trabalha na redação, mais da metade dos textos de sua autoria ou foram inventados ou copiados, o que não impede seu crescimento. Porém sua fama vai por água abaixo após sua farsa ser descoberta.

Título original: Shattered Glass
Gênero: Biografia , Drama , Suspense
Direção: Billy Ray
Com: Hayden Christensen, Peter Sarsgaard, Chloë Sevigny entre outros.
Duração: 1h35min


7. Quase Famosos (2000)




Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

Título original: Almost Famous
Gênero: Comédia dramática
Direção: Cameron Crowe
Com: Patrick Fugit, Billy Crudup, Kate Hudson entre outros.
Duração: 2h3min

8. Nos Bastidores da Notícia (1987)




Em Washington D.C. Jane Craig (Holly Hunter), produtora do telejornal de uma grande rede, tenta manter o alto padrão de qualidade, mas precisa lidar com a promoção do charmoso novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia. O desprezo e a desconfiança, porém, logo transformam-se em outra coisa, destruindo a autoestima de Aaron Altman (Albert Brooks), competente e dedicado profissional que nutre uma paixão secreta pela melhor amiga Jane.

Título original: Broadcast News
Gênero: Romance , Comédia
Direção: James L. Brooks
Com: William Hurt, Albert Brooks, Holly Hunter entre outros.
Duração: 2h7min

9. O Beijo no Asfalto (1981)




Um desconhecido é morto ao ser atropelado por um ônibus e, agonizante, pede a um bancário que lhe de um beijo na boca. Este gesto é transformado em escândalo pela imprensa sensacionalista e o homem que cometeu o ‘crime’ de beijar um agonizante passa a ser alvo de preconceito popular e também a ser investigado pela polícia, que começa a supor que o acidente tenha sido um assassinato.

Título original: O Beijo No Asfalto
Gênero: Drama
Direção: Bruno Barreto
Com: Ney Latorraca, Daniel Filho, Christiane Torloni entre outros.
Duração: 1h20min

10. Síndrome da China (1979)




Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, Kimberly Wells (Jane Fonda), uma repórter, vê algo muito irregular e Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma discretamente o 'incidente'. No entanto, devido a pressões, o filme não passa no noticiário. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, pois se o caso viesse à tona a usina seria fechada até uma nova vistoria ser feita, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação.

Título original: The China Syndrome
Gênero: Drama , Suspense
Direção: James Bridges
Com: Jane Fonda, Jack Lemmon, Michael Douglasentre outros.
Duração: 2h3min

11. Todos os Homens do Presidente (1976)




Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon.

Título original: All the President's Men
Gênero: Drama , Policial
Direção: Alan J. Pakula
Com: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden outros.
Duração: 2h18min

12. Rede de Intrigas (1976)




O âncora Howard Beale (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.

Título original: Network
Gênero: Drama
Direção: Sidney Lumet
Com: Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch outros.
Duração: 2h

13. A Montanha dos Sete Abutres (1951)




Albuquerque, Novo México. O repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, então pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade nem aconteceu nada bem interessante que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis. Aparentemente seria outra matéria sem o menor atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por "relíquias indígenas". Tatum sente que esta reportagem pode ser a chance que ele esperava, mas para isto precisa ter controle da situação. Ele transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia. Para prolongar o circo Tatum reduz deliberadamente a velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele que preso por seis dias e não apenas por algumas horas.

Título original: Ace in the Hole
Gênero: Drama
Direção: Billy Wilder
Com: Kirk Douglas, Jan Sterling, Porter Hall outros.
Duração: 1h51min

14. Cidadão Kane (1941)




O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Título original: Citizen Kane
Gênero: Drama
Direção: Orson Welles
Com: Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead outros.
Duração: 1h59min
Lógico que existem outros tantos títulos disponíveis no mercado e que relacionam os assuntos “mídia” e “jornalismo” . No entanto, procuramos enxugar as informações de forma que fosse possível assistir, em um curto prazo, a maioria dessas produções. Por isso, uma boa “sessão de cinema” a todos.

Fonte: Adoro Cinema