Chora PPT: como criar apresentações impactantes e memoráveis

Chora PPT, Perestroika


Porque não basta mais apenas jogar o conteúdo todo nos “slides”. É preciso saber contar histórias.

E foi seguindo esta lógica que, no final de 2015, o pessoal da Perestroika - escola de criatividade e propaganda, de Porto Alegre, RS – esteve em Caxias do Sul para realizar uma edição especial do curso “Chora PPT”, que tem por objetivo ensinar os alunos a criarem apresentações impactantes, que podem ser utilizadas tanto na hora de falar sobre a empresa quanto para vender um projeto, ou até mesmo para motivar os colaboradores. O curso foi promovido em parceria com a ColetivoLabs, espaço de “coworking” sediado em Caxias do Sul.

Na ocasião, a estudante de Relações Públicas da UCS, Valéria Vettorazzi participou do evento e aceitou compartilhar conosco os principais conceitos abordados pelo instrutor Carlos Denisieski, designer gráfico e sócio-fundador da Macaco Ciano Estúdio Design. Então, vamos ao “feedback”.

Para começar, Valéria elencou os temas desenvolvidos durante o curso, que foram:


  1. Layout
  2. Imagens, vídeos e áudios
  3. Animações e gráficos
  4. Storytelling


Segundo a estudante, durante os três dias de curso, foi possível perceber que o objetivo era mostrar aos participantes a importância de saber contar histórias, pois isso contribui muito para “ilustrar” melhor as mensagens que estão por detrás de uma apresentação. Ou seja, uma fórmula mágica para prender a atenção do público e envolvê-lo na apresentação, pegando-o pelo lado emocional. Por isso, além de noções básicas sobre alinhamento de objetos gráficos, utilização de cores e fontes, também foram introduzidas técnicas de “Storytelling”.

Valéria Vettorazzi, estudante de RP


Perguntamos para a Valéria onde ela acredita ser possível aplicar todas essas técnicas, e ela respondeu que: “Podemos aplicar em todas as apresentações de projetos no nosso dia a dia, tanto no meio profissional, educacional ou pessoal. Esse conjunto de técnicas e detalhes, como um todo, ajuda a compreender melhor o conteúdo a ser apresentado e o significado que ele tem”.

Então, a estudante complementou a resposta, compartilhando conosco algumas dicas práticas para elaborar uma apresentação de forma bem estruturada, como por exemplo:


  • Explique o porquê do projeto e por que ele foi pensado;
  • Tenha noção de alinhamento e cores;
  • Busque referências criativas de imagens que te ajudem a contar a história;
  • Use GIF’s;
  • Crie apresentações simples, com pouco texto, mas com muito significado.


 “Acho bacana dizer o quanto esse curso foi importante para mim, pois agora percebo que, quando elaboramos uma apresentação, não compreendemos o tamanho da importância que ela tem para o resultado de um projeto. Todos esses detalhes de pensar no que será apresentado, como será apresentado e de se colocar no lugar do expectador, fazem a diferença. Portanto, é sempre válido deixarmos as apresentações mais leves e com um toque de humor, buscando conquistar àqueles que nos assistem”, sinaliza Valéria, a futura RP.

Bem, uma coisa é certa: Valéria terá boas oportunidades de levar o aprendizado para a prática na vida profissional. Quem sabe no Jornal Informante, onde, atualmente, é colunista social, ou até mesmo na Grendene, onde trabalha em tempo integral como profissional de marketing no segmento feminino.


Portanto, só temos a agradecer a ela pelo depoimento e desejar boa sorte e muito sucesso.

Até breve, Valéria!



CARLOS ALBERTO MÜLLER
Idealizador do projeto MAZÁAA!, estudante de Relações Públicas e analista de marketing.