6 dicas para aliar as atividades de Relações Públicas com as de Marketing


Buenas pessoal!

Este é o primeiro artigo que escrevo para o Mazáaa!. Gostaria de abrir a minha participação salientando que acredito muito no poder das relações públicas e sou defensora da área, portanto, buscarei compartilhar informações relevantes sobre este mercado, e também, sua relação com outras áreas de atuação profissional.

Hoje, vou falar um pouco sobre a percepção que tenho referente às áreas de Marketing e RP.

Para algumas pessoas, me parece que Relações Públicas e Marketing são vistas como áreas que competem diretamente uma com a outra. Mas na verdade, são áreas totalmente distintas e com focos diferentes. Por exemplo, o profissional de Relações Públicas se preocupa com a comunicação institucional, o “branding”, enfim, tendo como principal objetivo o cuidado com a gestão da reputação da organização ou de um indivíduo, enquanto o profissional de Marketing é regido pelas suas funções mercadológicas, tendo como objetivo máximo a lucratividade.

Ou seja, nós, RPs, não exercemos a mesma função que nossos amigos marketeiros, mas podemos auxiliá-los de diversas maneiras.

Seguindo essa linha de raciocínio, conversei com alguns profissionais graduados em Relações Públicas e que atuam em conjunto, ou propriamente dentro de departamentos de Marketing. Solicitei a eles dicas de como essas duas áreas se relacionam e se complementam entre si. Então, vamos a essas dicas!

Trabalhar o relacionamento


Dica de Natália Pereira: A área de Relações Públicas tem o seu foco voltado para o relacionamento, por isso, aliando essa especialidade a uma campanha elaborada pelo departamento de Marketing, pode-se aprimorar os resultados de trabalho, atingindo um maior número de pessoas e criando um vínculo afetivo entre empresa e cliente.

Desenvolver materiais de apoio


Dica de Tatiane Belini: O RP pode ajudar na identificação de estratégias diferenciadas para deixar a organização “gravada” na memória das pessoas. Uma delas pode ser a distribuição de brindes personalizados, instrumento, muitas vezes, não levado tão a sério pelas empresas. Porém, a escolha do brinde certo, levando em consideração o receptor, pode impactar de maneira positiva na reputação da empresa junto a esse indivíduo.

Conciliar técnicas


Dica de Bárbara de Lira Bezerra: O profissional de Relações Públicas tem que ser versátil e se adaptar a várias situações. As técnicas de Marketing podem ser ferramentas úteis para que o profissional de RP possa mostrar resultados financeiros para a empresa, principalmente em momentos de crise. 

Criar relevância


Dica de Yasmin Salomão Magyar: As Relações Públicas podem desempenhar o importante papel de coletar informações do mercado para arquitetar e promover ações de comunicação que abram caminhos para que a organização possa alcançar os seus objetivos. Enquanto os profissionais de Marketing colaboram com a visão mercadológica do negócio, os profissionais de RP contribuem na gestão da imagem e das informações relacionadas à organização. O relacionamento entre as duas áreas é o casamento perfeito para as organizações, pois amplia as suas possibilidades de reconhecimento de marca e aquisição de relevância junto ao público.

Contribuir na formulação de estratégias


Dica de Pedro Henrique Campos da Nóbrega Rangel: Todas as estratégias mercadológicas devem ser desenvolvidas com a participação do setor de Comunicação, para alinhar os interesses da organização e garantir que as informações sejam distribuídas de forma íntegra, compreensível e coerente com as suas ações de mercado.

Conhecer melhor o cliente e o mercado


Dica de Aline Lima: Relações Públicas tem como missão auxiliar o departamento de Marketing a manter o foco no cliente e no atendimento das suas necessidades. E qualquer ação desenvolvida por uma empresa deve levar em consideração a finalidade e o público que estará envolvido com ela. Dessa forma, será possível elevar a assertividade nos resultados e conquistar conversões positivas para os negócios da empresa.

Por fim, a dica de ouro é saber respeitar cada área e conhecer sua função essencial dentro de uma organização, pois os seus conceitos são complementares, e muitas das estratégias de RP podem levar o Marketing a atingir os seus objetivos com maior eficiência. Por isso, devemos entender a importância das disciplinas e usar o melhor que cada profissional pode oferecer em benefício da equipe.


Ananda Servelin
Colaboradora do Mazáaa!. Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas – na UCS. Assistente de Marketing na ACECORS. Natural de Farroupilha.