Marketing sem rodeios


Título original: Afinal de contas, o que é Marketing mesmo?

De forma muito objetiva e tradicional, o Marketing tem sido considerado como uma atividade de desenvolvimento de produtos e serviços com foco em satisfazer as necessidades dos clientes. Atividade alicerçada em uma estrutura de ações bastante conhecida no mercado, a qual alguns preferem chamar de “mix”, outros de “composto” ou, mais popularmente, os “4Ps do Marketing” (produto, preço, praça e promoção), sendo que para o campo de “promoção” soaria mais adequado o termo “comunicação”, propriamente dito.

Depois de quase 20 anos, e em vista de uma série de mudanças culturais, comportamentais e tecnológicas no mercado em geral, a American Marketing Association (AMA), uma das maiores referências no assunto no mundo, atualizou sua definição de Marketing para “função organizacional baseada em uma série de processos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos de forma que beneficie a organização e seus stakeholders”. Com esta definição, a AMA acrescenta e enfatiza a importância de se trabalhar o relacionamento forte com o cliente dentro das organizações como base para sua sustentação.

Mas em resumo, acredito que o Marketing tenha mais é que ajudar a vender, e nada mais do que isso. Traçar boas estratégias para esse fim.

Por isso, parabenizo os profissionais da área que sabem dizer a coisa certa, na hora certa e no lugar certo. Também aqueles que estabelecem estratégias que se destacam (principalmente) em momentos de crise, quando o orçamento cai e há uma forte cobrança por ações assertivas e imediatas. Pois a correta aplicação das ferramentas do Marketing (on-line e off-line) está sendo cada vez mais uma questão de sobrevivência para as empresas, que estão muito semelhantes entre si graças ao advento da globalização e a rapidez do avanço tecnológico.

O velho chavão de que “a propaganda é a alma do negócio”, logo, logo será substituído por “O Marketing é a alma do negócio”.

Gilmar Gianni
Atua há mais de 22 anos em Franchising, Marketing e Vendas. É Professor de Marketing e Vendas do Centro de Administração de Empresas da UCS desde 1993. Atua como Conselheiro da Croasonho Franchising e Gestor de Negócios da Corso&Corrêa Advogados Associados. Bacharel em Direito, Licenciado em Educação Física, Técnico em Desportos e Pós-Graduado em Educação Psicomotora pela UCS.